Amizade

Amizade é tudo na vida de uma pessoa. Vivemos para formar laços. Formamos no máximo 5 – verdadeiros – na vida toda. E não aceitarei quem disser que formou mais de 5. Estou falando amigo de verdade, aquele que você pode ligar as 4h falando que está com problemas e ele(a) vai pegar o carro, ônibus, a bicicleta, o skate ou qualquer meio de locomoção para ir te dar uma mão, um pé, um abraço.

Cada amigo – cada pessoa, na verdade – que você tem, possui qualidades únicas, qualidades que te completam. Qualidades que você gostaria de ter e não tem, ou não tem tão bem ‘’desenvolvidas’’ quanto.

Esse post é uma homenagem. Um muito obrigado a todos que fazem parte do meu círculo de amigos de verdade.

Demoramos anos para construir algumas amizades. Algumas outras são construídas em semanas e, sem saber como, passamos a confiar nesta pessoa de modo ímpar. Mas como tudo na vida, pode vir a acabar, em segundos, p

or um pequeno deslize. Um sopro no cárcere da emoção alheia.

Lindo mesmo é quando construímos uma amizade forte o suficiente para aguentar não somente os sopros, mas os vendavais, os tornados. E quando somos perdoados por fazer algo do qual sabemos que não mereceríamos perdão, aí sim, percebemos que aquela pessoa pode ser mais do que você imaginava, na nossa vida.

Quando somos surpreendidos com atitudes bobas, inesperadas, depois de achar que conhecemos cada reação e comportamento do outro, fortalecemos a admiração que temos para com este.

Amizade é tudo.

E respeitamos o amigo, mesmo com seus defeitos. Estes que se tornam minúsculos perto da imensidão das qualidades. Os momentos ruins se tornam insignificantes. Os bons? Inesquecíveis.

Pequenas palavras, pequenos gestos que fazem você repensar sua vida inteira para aprender a dar valor para o que realmente importa. Pois o verdadeiro amigo não está interessado se você tem a melhor roupa, o melhor eletrônico ou se você é o mais inteligente. O verdadeiro amigo quer saber se você está bem. Somente isto.

O verdadeiro amigo não se importa quando você está em seus piores dias. Não se importa quando você o usa como estorvo para descarregar seus pequenos problemas que, para você, são um tormento no momento.

Sabemos que a amizade é verdadeira quando sentimos isto. Sabemos que temos um verdadeiro amigo quando o cara abre mão de uma noite com uma mulher para estar ao seu lado naquele momento que você precisa. Mas, por outro lado, sabemos que temos um amigão quando solicitamos ajuda, e ele, com um singelo sorriso, tem a intimidade para te dizer: ‘’vai a merda, estou ocupado’’. E você entende, sorri, e tudo está bem.

Existe um ditado que diz que amigo de verdade não está presente só nas horas boas, está nas horas ruins também. Penso sobre isso e venho a imaginar que o inverso é tão ou mais verdadeiro. Amigo de verdade é aquele que sabe estar presente nas suas vitórias, e comemorar junto, sem sentir inveja. Aplaude quando você ganha um aumento, comemora quando você beija aquela garota que você sempre quis, O amigo de verdade da pulos de alegria(?) quando você alcança seus objetivos. De maneira que você se sente mais contente por ter alguém com quem partilhar as conquistas.

Você tem este amigo?

Hoje em dia vejo pessoas iniciarem amizades para a vida toda e terminarem na semana seguinte por motivos absolutamente imbecis. Hoje em dia vejo pessoas apresentarem seus melhores amigos da semana. Do dia, quisá.

Eu tenho a graça de ter os meus por perto. E sei que o são pois já passei muitos momentos de alegria ao seus lados. Não só isso. Já enfrentamos maus bocados juntos. Já erramos com o outro, já fomos perdoados e perdoamos. Já nos arrependemos, e já estivemos convictos de que a cagada que fizemos era a certa a ser feita.

Este post se torna uma homenagem a meus amigos. E estes sabem que o são, pois faço questão de relembrá-los sempre da sua importância.

Abraço!

 

Ricardo Colatto 

About these ads

3 respostas em “Amizade

  1. Estou longe, queria um abraço de todos! Mas aproveitarei que logo vou voltar para perto, e antes de ir para muito longe vou pedir aos meus amigos que se abracem comigo para esvair o pezar de não te-los por perto. Não choro porque não os ter por perto não significa que não os terei ao meu lado!
    Deixo aqui a minha tristeza, vou levar só a saudade!
    Até logo mais!

  2. Amizade não se compra, já dizia aquela velha frase.
    Afude saber que sou um desses teus amigos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s